ANVISA
É um documento emitido pela Anvisa que comprova que a empresa está autorizada a exercer as atividades descritas no Certificado. Nele constam o número da autorização da empresa, as atividades, a razão social e o endereço. Ela permite o funcionamento de empresas ou estabelecimentos, isntituiç~eos e órgãos para trabalharem com medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde, cosméticos ou saneantes.
CNES
CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e representa um registro para as instituições privadas e públicas que prestam serviços de saúde. Ele disponibiliza informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação como o Serviço Nacional de Saúde (SUS), além de ser fonte de pesquisa para o planejamento estratégico, o monitoramento e o controle das instituições de saúde.
Cadastro Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O MAPA exige que as empresas de produtos ligados ao agronegócio, mercado pet, bebidas, vinhos e vinagres se regularizem antes de comercializar suas mercadorias. A determinação abrange todas as atividades relacionadas à produção, armazenagem, distribuição, transporte, importação e exportação de produtos.
Cadastro pode ser feito para a empresa e seus produtos.
LTA Laudo Técnico de Avaliação
É um documento emitido após a análise físico-funcional de estabelecimento com atividade classificadas como alto risco, que seve ser solicitado previamente à solicitação de Licença Sanitária. O LTA aprovado é pré-requisito para a solicitação da Licença Sanitária de alto risco.
POP - Procedimento Operacional Padrão
Documento que descreve como atividades rotineiras devem ser executadas, através de um passo a passo.
Seu objetivo principal é garantir que, quem quer que realize essa tarefa, consiga fazê-la de forma apropriada. Além disso, torna a empresa mais competitiva, pois colabora com a implementação de qualidade total.
Manual de Boas Práticas
Documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de que toda a operação e produtos estão de acordo com as normas da vigilância sanitária.